Uma dobra no tempo, de Madeleine L’Engle – Resenha

Uma dobra no tempo

Uma dobra no tempo é um clássico de Ficção-científica, que nos transporta junto com Meg, Charles e Calvin, em uma jornada entre galáxias e o desconhecido, com apenas 3 coisas na bagagem: Amor, Esperança e Coragem.

Sobre o livro

Uma dobra no tempo é um clássico da ficção-científica e fantasia, que ganhou uma versão lindíssima e muito especial da editora Harper Collins. A obra é tão encantadora que mesmo agora, mais de 50 anos depois de sua primeira publicação, segue encantando e emocionando leitores até hoje.

Uma dobra no tempo é um clássico da ficção-científica e fantasia, que ganhou uma versão lindíssima e muito especial da editora Harper Collins. A obra é tão encantadora que mesmo agora, mais de 50 anos depois de sua primeira publicação, segue encantando e emocionando leitores até hoje.

Os protagonistas

Meg é uma garota um tanto quanto teimosa e furiosa, que não sabe ao certo qual o seu lugar no mundo e não possui uma perspectiva boa de seu próprio futuro.

Charles Wallace uma criança com QI potencialmente elevado e uma intuição aguçadíssima é, assim como sua irmã, incompreendido perante a sociedade, porém possui uma sagacidade considerável sendo o equilíbrio entre as birras e crises de fúria de sua irma.

Calvin O’Keefe, chegou por acaso ao grupo e é um garoto muito simpático com um poder de comunicação aguçado, vem de uma família muito grande e problemática e tenta buscar refúgio e atenção em seus amigos Meg e Charlies.

As 3 ‘Senhoras’: Sra Quem, Sra Qual e Sra Quequeé

Com o desaparecimento repentino de seu pai após viajar em uma missão para o governo, os irmãos e o colega Calvin, são convocadas por 3 “Senhoras”, para embarcar em uma aventura para salvá-lo – e talvez o planeta terra – em um planeta chamado Camazotz* que está dominado pelo medo e escuridão.

As 3 “Senhoras” – personagens que nos causam um misto de estranheza e empatia desde as primeiras páginas – são entidades um tanto quanto peculiares cada uma com sua forma de agir e se comunicar, auxiliam as crianças durante a jornada com frases – até então – sem sentido para que descubram as respostas sozinhas e mantenham o seu poder de escolha.

*Segundo a mitologia Maia, Camazotz era um ‘Homem-morcego’ que representava a noite, a morte e o sacrifício.

Conclusão

O livro nos traz uma mensagem muito clara e explícita de que ‘Iguais e idênticos são duas coisas totalmente diferentes”, nos traz o amor e a inocência de uma criança ao mesmo tempo que faz uma forte crítica ao sistema de autoridade absoluta, nos mostrando a importância das diferenças e do poder de escolha de cada um.

A autora explora ciência e religiosidade, trazendo questões sobre fé, esperança e amor ao mesmo tempo em que nos traz teorias de ciências, física, planetas e tecnologias, criando teorias que encantam o leitor do primeiro ao último capítulo do livro.

Um dobra no tempo é perfeito para gosta de mundos fantásticos, viagens no tempo e espaço, onde se encontra claramente uma jornada de coragem e amor acima de tudo.

  • Autora: Madeleine L’Engle
  • Paginas: 237
  • Editora: Harper Collins

5/5

Colecionando livros

Descubra mundos entre páginas: onde cada livro é uma viagem, e cada resenha é um guia para novas aventuras literárias.